Pingente!

domingo, 30 de junho de 2013

O que você precisa saber sobre descolorir os fios

A descoloração é o processo que utilizamos para clarear os fios, essa etapa pode danificar o cabelo ao ponto dele ficar fraco, quebradiço e algumas vezes pode até ocorrer a queda. Para te ajudar nesse processo de beleza o Tempo de Mulher conversou com Jerrys Zambuzi, diretor técnico e artístico da Cromma Cosméticos. Quais são os cuidados que devemos ter antes de descolorir os cabelos?
Primeiro é necessário analisar muito bem os fios. Através do toque dá para perceber se o cabelo tem excesso de coloração ou porosidade. O mais importante é o teste de mecha.

Não é vergonha nenhuma selecionar uma mecha antes e aplicar o produto, dessa forma você pode acompanhar a performance do pó descolorante e analisar a textura que vai ficando o grau de clareamento que você vai conseguir.

O importante é perceber que o cabelo chegou a clarear o suficiente mantendo a estrutura. Um erro frequente é aplicar o produto e deixá-lo mais tempo do que o indicado. Dessa forma os fios ficam fracos e, ao retirar o produto, se rompem.   Quanto tempo deve ficar com o descolorante?
Depende da resistência do cabelo. O descolorante tem um pico de oxidação maior durante a primeira hora, depois disso ele continua agindo, mas de uma maneira mais lenta. Se no prazo de uma hora o cabelo não atingir o objetivo e ainda apresentar resistência o indicado é enxaguar essa mecha e reaplicar o produto.     que acontece com os fios durante o processo de descoloração?
O pó descolorante age de forma que abre as cutículas e retira a pigmentação dos fios. Toda vez que se faz um clareamento temos que repor o pigmento colocando um tonalizante que, quando adicionado, ocupa o lugar que era da pigmentação e encorpa o fio deixando-o com mais vida. A descoloração pode ser feita com cabelo molhado?
Depende do produto, se não tiver nenhum hidratante na composição você não vai ter uma performance boa com o cabelo úmido. Quando você já tem um hidratante, a água só vai servir como um beneficio e não vai atrapalhar em nada.

Fazer mechas com as madeixas molhada facilita principalmente quando o cabelo é muito seco. Sempre tem fios novos e eles atrapalham já que não seguem os demais, não deixando a mecha perfeita e bem marcada. Uma vez úmido você trabalha com o cabelo mais “compactado” e consegue uma definição melhor nas mechas.    Como evitar o loiro amarelado?
A descoloração não evita o amarelado, quando ele fica acobreado é por que não chegou ao ponto que tinha que chegar. O que você pode fazer é deixar um tempo maior ou utilizar uma coloração com cinza para neutralizar.    É possível fazer coloração e descoloração no mesmo dia? E quais são os cuidados que devemos ter?
Sim. O cuidado deve ser feito antes, analisando bem a estrutura dos fios. Após as mechas e a coloração é importante aplicar xampú, condicionador e uma linha de manutenção para a cliente levar para casa, pois dessa forma ela garante um resultado melhor no dia a dia. É a extinção do tratamento no salão.     Como protetor térmico, existe o leave-in e óleos, qual é o mais indicado?
Em um cabelo crespo, armado e volumoso o indicado é o leave-in, pois ele vai auxiliar e diminuir o volume do cabelo, facilitando a escovação. Se os fios forem finos é preferível usar um óleo de Argan, que é melhor absorvido e não os deixa tão 'pesados'.
 Cabelo crespo pode fazer descoloração ou é mais resistente?
Depende do cabelo crespo. Alguns são muito resistentes e outros são frágeis e quebradiços. A descoloração é liberada desde que os fios não tenham relaxamento. Se tiverem, o resultado pode ser negativo, pois uma química não é compatível com a outra.

A ação do produto de descoloração é muito mais rápida então é preciso ficar alerta, pois o cabelo crespo já é poroso e tem as cutículas abertas, o que facilita a penetração do produto.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário