Pingente!

terça-feira, 11 de junho de 2013

Fundador do WikiLeaks solicitou segredos dos EUA em 2009, diz testemunha.

FORT MEADE, Estados Unidos, 11 Jun (Reuters) - O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, solicitou informações militares secretas durante uma conferência em 2009 em Berlim, disse uma testemunha durante o julgamento em corte marcial do ex-recruta Bradley Manning, acusado de ter fornecido informações sigilosas ao WikiLeaks.
O sargento Matthew Hosburgh, especialista em segurança digital, disse ter participado em 2009 da conferência sobre a sua área, a fim de se atualizar sobre as ameaças em potenciais para as redes informáticas dos Estados Unidos.
Segundo Hosburgh, Assange fez na ocasião uma palestra de uma hora, na qual incluiu um apelo por informações militares secretas. "Não só informações sigilosas, mas também segredos comerciais e qualquer coisa dessa natureza", disse ele em seu depoimento.
Manning, de 25 anos, é acusado de fornecer mais de 700 mil arquivos secretos ao WikiLeaks, site especializado em divulgar informações protegidas por governos e corporações. O recruta teria se apropriado dos documentos secretos na época em que servia no Iraque, em 2009/10. Ele pode ser condenado à prisão perpétua.
(Reportagem de Ian Simpson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário